Adolescência: Uma Caixinha de Surpresas

3 de março de 2017

adolescentesAdolescência, que período intrigante, instigante e esplêndido! Tenho uma empatia especial com adolescentes e entendo suas dúvidas, apreensões, temores e questionamentos. Sinto um prazer enorme em levar um jovem a aceitar Jesus e observá-lo crescendo na fé.

Por outro lado, eu também compreendo as dificuldades que muitos pais enfrentam nesta fase da vida de seus filhos, pois é justamente na adolescência que eles começam a compreender que os pais não são superpoderosos como imaginavam, mas falham como todas as pessoas, são limitados e também precisam aprender. Ao mesmo tempo, o mundo torna-se irresistivelmente sedutor e eles começam, pouco a pouco, a deixar seus lares para vivenciá-lo. E é aí que a autoridade dos pais é vigorosamente contestada:

Por que tenho de obedecer?

Por que não posso navegar livremente na internet?

Por que tenho de voltar para casa tão cedo se os meus amigos podem voltar bem mais tarde?

Vocês são tão ultrapassados! Os pais dos meus amigos é que são “beleza”.

Num piscar de olhos ergue-se um muro entre os pais e o filho adolescente que, então, passa a ficar a maior parte do tempo em seu quarto, calado, trancafiado no seu mundo, mas na verdade amedrontado com as mudanças que estão acontecendo na sua vida.

Preciso concordar que tanto para os adolescentes como para os pais, geralmente não é fácil interagir nesta fase sem enfrentar conflitos,

Como lidar com isso? Como ajudar um filho adolescente a usufruir a adolescência com tranquilidade, equilíbrio e alegria? Isto é possível?

Eu convido você, querido leitor, a prosseguir sua leitura porque nesta edição abordaremos temas extremamente pertinentes à convivência saudável com filhos ou netos adolescentes, tais como:

Pais e filhos podem se entender?

Como comunicar o caráter cristão e valores morais aos filhos.

O mundo em que o adolescente vive hoje.

Rebeldia, namoro, medo e ansiedade, a influência da mídia etc., sempre sob a orientação da Palavra de Deus.

Jaime Kemp

Obs.: Quer saber mais sobre o assunto, você encontra na Revista Lar Cristão edição nr. 139.
Para conhecer nossa revista Clique Aqui.

Share Button

Deixe seu Comentário

comentários