Resolvendo Conflitos

30 de junho de 2017

CASAISconflitoDiz o ditado popular “Cada cabeça uma sentença”. As pessoas são diferentes e pensam de maneira diferente umas das outras. Portanto, é muito natural que entrem em conflito, em pequenos ou grandes desentendimentos.

 

 

Às vezes tempestades impiedosas são provocadas por uma ventania insignificante.

Um dos segredos para a construção de um relacionamento tranquilo e bem-sucedido é exatamente deixar os conflitos menores para trás. Quanto maior o alvoroço feito por causa de um desentendimento irrelevante, mais tempo será perdido no desenvolvimento e proveito do relacionamento.

Continuamente enfrentamos conflitos de ideias, opiniões em nossa casa, trabalho, igreja e mesmo na roda de amigos. Quantas vezes nos decepcionamos com uma atitude ou ação do nosso cônjuge, filhos, namorado(a), amigos ou alguma autoridade? Mas é totalmente possível discordar sem perder o controle.

Deus nunca nos desafiaria a fazer algo para o qual não temos condições. Em Efésios 4.26 está escrito: “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha e não deem lugar ao Diabo.”

O rei Salomão disse em Provérbios 19.11 que “A pessoa sensata controla seu gênio, e a sua grandeza é perdoar quem a ofende.” Como sabemos, o conceito de perdão é tão essencial para Deus que Ele promete honra e glória ao ser humano que opta por praticá-lo.

Como a intenção de procurar aprender a lidar com diferentes situações de conflito, quero propor a vocês – e por que não a mim também – tentarmos acalmar nosso coração ao invés de partir para uma discussão inútil e quase sempre desgastante, que só prejudica o relacionamento, seja ele qual for. Conversar e expor pontos de vista com calma, normalmente resulta em uma reação equivalente (Pv 15.1).

Então, convido a todos os nossos leitores a, junto comigo, aceitar o sábio conselho do rei Salomão:

“O começo de uma briga é como a primeira rachadura numa represa: é bom parar antes que a coisa piore.”

 

Jaime Kemp

Share Button

Deixe seu Comentário

comentários